terça-feira, 12 de julho de 2011

Exposição de "Via Crúcis" no Museu de Arte Sacra



O Museu de Arte Sacra de São José dos Campos, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), realiza, de 12 de julho a 24 de setembro, a exposição Via Crúcis expressionista: por Itacaramby e outros  artistas.

A mostra conta com 15 obras expressionistas, representando as estações da Via Crúcis (do latim "Caminho da Cruz"), feitas por Claudionor Itacaramby, Luis Veiga, Terezinha Nascimento, Tuca Iralah e Régis Machado. As obras expostas foram feitas exclusivamente para a Catedral de São Dimas, em São José dos Campos, em março de 1991.


História: Segundo depoimento de Itacaramby em jornal da época, a ideia das pinturas surgiu 10 anos antes,  com Nilson Consiglio, ex-funcionário da Embraer, que na época, sugeriu a confecção das obras e doação à Catedral. Após traçar os planos para a confecção dos trabalhos, Itacaramby convidou outros artistas, salientando que os traços expressionistas fossem a linha mestra do trabalho, com cores sóbrias, sendo utilizada tintas italianas.     Durante anos os quadros fizeram parte da imaginária da Catedral São Dimas. Neste ano, a Catedral de São Dimas transferiu para o Museu Municipal de São José dos Campos, sob Comodato, a guarda das obras do mestre e artista, Claudionor Itacaramby.

Sobre o artista: O artista plástico Claudionor Itacaramby nasceu em Goiás, em 1927, e veio para São José dos Campos em 1955, onde trabalhou no CTA e Embraer.  Aluno da Escola de Belas Artes do Vale do Paraíba, entre os anos de 1963 e 1968, estudou com o mestre Johann Gutlich se destacando como um artista expressionista que abusava das cores tropicais em suas aquarelas. Itacaramby participou de exposições de Bienais em São Paulo e outras capitais, bem como em outros países como Canadá, França, Inglaterra, Espanha, Portugal e Estados Unidos. O artista faleceu em março de 2002.

Serviço: Museu de Arte Sacra - Travessa Chico Luiz, 67 - Centro.

Visitação: 3ª a 6ª feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 12h.

Informações:  (12) 3921 - 7226.



Visite !!




* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu cometário: