domingo, 5 de junho de 2011

Asserco: Problemas Ambientais dos Grandes Centros


 Os problemas ecológicos são mais intensos nas grandes cidade que nas  pequenas ou no meio rural. Além da poluição atmosférica, as metrópoles apresentam outros problemas graves:

Acúmulo de lixo e de esgotos. Boa parte dos detritos pode ser recuperada para a  produção de gás (biogás) ou adubos, mas isso dificilmente acontece. Normalmente, esgotos e resíduos de indústrias são despejados nos rios. Com freqüência esses rios “morrem” (isto é, ficam sem peixe) e tornam-se imundos e malcheirosos. Em algumas cidades, amontoa-se o lixo em terrenos baldios, o que provoca a multiplicação de ratos e insetos.

Congestionamentos freqüentes, especialmente nas áreas em que os automóveis particulares são muito mais importantes que os transportes coletivos muitos moradores da periferia das grandes cidades dos países do Sul, em sua maioria de baixa renda, gastam três ou quatro horas por dia só no caminho para o trabalho.

Poluição sonora, provocada pelo excesso de barulho (dos veículos automotivos, fábricas, obras nas ruas, grande movimento de pessoas e propaganda comercial ruidosa). Isso pode ocasionar neuroses na população, além de uma progressiva diminuição da capacidade auditiva.

Carência de áreas verdes (parques, reservas florestais, áreas de lazer e recreação, etc.). Em decorrência de falta de áreas verdes agrava-se a poluição atmosférica, já que as plantas através da fotossíntese, contribuem para a renovação do oxigênio no ar. Além disso tal carência limita as oportunidades de lazer da população, o que faz com que muitas pessoas acabem passando seu tempo livre na frente da televisão, ou assistindo a jogos praticados por esportistas profissionais (ao invés de eles mesmos praticarem esportes).

Poluição visual, ocasionada pelo grande número de cartazes publicitários, pelos edifícios que escondem a paisagem natural, etc.

Esta video-aula explica como é feita a reciclagem de alguns materiais descartavéis como garrafas Pet, Longa Vida, papel, papelão, plástico rígido e vidros. 

 
Agradeço mais uma vez, a leitura, a participação e o acompanhamento aqui neste Blog, um grande abraço a você meus amigos leitores!

e durante toda a semana estarei postando também  matérias de Preservação, acompanhe! 
Gostou?
 Então comenta!!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * **

Empresa parceira:

ASSERCO ASSESSORIA EM MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO
               (12) 8134-3821  (12) 9120-1030

PPRA - PCMSO - PPP - CIPA - EPI - LTCAT - LAUDOS - PERÍCIAS - QUESITOS JUDICIAIS -ATENDIMENTO A TODAS NR's DA PORTARIA 3.214, Trabalhos em altura, Hospitalar, cursos e treinamentos e Trabalhos no Meio Ambiente


 * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu cometário: