terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Estandartes - Museu de Arte Sacra



Nova exposição do Museu de Arte Sacra, em São José, revela por meio dos estandartes de Toninho Mendes a religiosidade do Vale do Paraíba


A partir de hoje terça feira (28) será possível conhecer mais sobre a religiosidade e a cultura popular do Vale do Paraíba com a exposição "Toninho Mendes - Cultura e Religiosidade", do artista plástico Antonio Mendes da Silva, em nova temporada do Museu de Arte Sacra.

O autor retratou por meio de 21 estandartes, espécie de bandeira sagrada, os principais santos padroeiros da região. Entre fitas e bordados, Toninho Mendes criou essas obras em 1991, depois de ter se engajado em um minucioso trabalho de pesquisa, retratando por meio da arte um pouco da crença e a história do povo.

"Os estandartes foram produzidos com cetim e pintados a mão com tinta acrílica. Cada peça foi criada de acordo com a cor do padroeiro. O estandarte da Nossa Senhora de Aparecida, por exemplo, é azul", diz.

De todas as obras expostas, o anfitrião assume que o estandarte de Santo Antônio, padroeiro de Guaratinguetá e o de São José Operário, de São José, estão entre os preferidos.

Autor: Natural de Taubaté, Toninho Mendes, 64 anos, se relacionou cedo com a arte. Aos 14 ele já desenhava e esculpia em barro e aos 16, trabalhava em pintura de prédios. Por volta de 1964 ele se tornou aprendiz do Mestre Justino, renomado artista de Redenção da Serra.

Serviço: A exposição fica aberta até 27 de abril. Visitas de segunda a sexta, das 9h às 17h ou aos sábados, das 9h às 12h, no Museu de Arte Sacra (T. Chico Luiz, 67, Centro). Tel.: (0xx12) 3921-7226. A entrada é gratuita.


 * * * * * * * * * * * * * * *

2 comentários:

Seu cometário: