domingo, 22 de maio de 2011

Apoio: .::..:. Sua Majestade, o Cliente.:..::.

Obrigado e volte sempre. Caro leitor, bons tempos aqueles nos quais essa frase era dita com espontaneidade desde a feira livre aos grandes comércios. Atualmente, é rara até como estampa nas embalagens das padarias e supermercados. Não é? Mas o mundo mudou, vivemos numa dinâmica de comportamento e tendências. Isso é válido e importante para o desenvolvimento da humanidade. Mesmo assim, acredito que certos valores são sempre atuais e essenciais.

Por onde anda o bom e velho atendimento ao cliente? Infelizmente, hoje em dia, é tão fácil sermos vítima do descaso e até falta de vontade. Mesmo nas grandes redes não é difícil passarmos por situações desagradáveis. A coisa se complica quando se trata de órgãos públicos: alguns "servidores" tentam nos fazer sentir dependentes de seus "favores". Muitos problemas ocorrem também pela falta de informação ao cliente e despreparo de funcionários.

Nos estudos e observações que realizei sobre relação entre empresas e clientes, quem mais perde na verdade é a empresa/organização que não sabe bem atender ou produzir soluções.

Enquanto isso, empresas, entidades, etc, procuram um "diferencial" para sua atividade na tentativa contraditória de aumentar o resultado de seus negócios. Como especialista posso afirmar que o Atendimento ao Cliente é mais que um diferencial.

Já há doze anos, a Qualidade era tida como um diferencial nos produtos e serviços, hoje não é mais que um item básico e direito do consumidor. Tanto que com a abertura de mercado, a certificação de Qualidade Total passou a ser uma exigência mercadológica. Ou seja, atualmente, não oferecer qualidade significa não vender e ficar fora do mercado - seja ele qual for. A Qualidade permeia os processos de fabricação, logística, prazos, garantias, etc. Mas e o atendimento ao cliente?

Atendimento ao cliente é uma área distinta, com muito a ser melhorado e aprendido. Têm-se muito a explorar. Atendimento ao Cliente que exponho não são exclusivamente os SAC's (Serviço de Atendimento ao Consumidor) que vimos em embalagens. Esse serviço é apenas o começo do reconhecimento e respeito que os clientes (meros consumidores para alguns), merecem em troca daquilo que toda empresa/organização objetiva.

Para a empresa ou organização que queira crescer ou apenas conseguir se manter no mercado só tem um caminho: o Cliente. Mirar nele, centrar-se nele. Todas as respostas sobre o próprio negócio, sobre as tendências estão com o Cliente.

Cliente não é apenas um indivíduo com poder de compra inserido no chamado mercado consumidor que todos ouvem falar. O Cliente que trato é Pessoa, seria o "mercado individual". Pois, essa é a tendência. A empresa, o produto e o mercado já são bastante lembrados e estudados. Não é à toa minha especialização. Não vejo dificuldade em atender bem o Cliente, ou pelo menos, aprender a atendê-lo além do "bom dia, o que deseja?"

Por isso, é positivo para as empresas e entidades públicas ou privadas, procurar entender a importância do Cliente antes e principalmente depois da venda; pois ele pode e deve voltar.

Investir em treinamentos, reciclagens e palestras para os funcionários é uma boa solução. Faz com que os todos obtenham "feeling" para perceber e conhecer o cliente e consequentemente melhorar os negócios.

Espero que este artigo tenha atendido bem você, Cliente leitor. Obrigado e Volte sempre.




Esta matéria foi publicada no Jornal Valeparaibano, terça feira, 11 de fevereiro de 2003.

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Izolino Batista Alvarenga é especialista em marketing e consultor de empresas em São José dos Campos.

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