domingo, 27 de julho de 2014

BODAS 60 ANOS


ALAÍDE       &          FRANCISCO


Um dia especial, uma data maravilhosa, um casal diamantado, realmente motivo para muita comemoração! Uma história que começou há 60 anos, com a celebração de um belo matrimônio. Os encantos daquele dia não se apagaram, continuam até hoje, para mostrar a todos que aqui estão o quanto é belo saber cultivar o amor.

Naturalmente, muitas foram as dificuldades, desde os primeiros anos de matrimônio, fase de adaptação e de experiência conjugal, mas o bom senso, os diálogos, a compreensão, a lealdade, e, sobretudo, a fé e a confiança em Deus fizeram ambos vencedores. A cada desafio, o amor se renovava e as sementes lançadas em família germinavam e cresciam.


60 anos de matrimônio, uma marca admirável! 

Poucos, na vida, têm a oportunidade de comemorar, com alegria e saúde, esse inesquecível acontecimento. Por isso em uníssono agradecemos ao nosso Deus essa tão grande bênção.

Essas bodas de diamante demonstram a todos presentes o quanto valeu a pena a serenidade, a firmeza e a determinação com que esses dois baluartes do amor sincero enfrentaram as dificuldades da vida.

 Hoje, podemos perceber no brilho do olhar de ambos o sentimento de felicidade pela sabedoria de terem preservado tão grande amor. Para as pessoas presentes, fica o exemplo, pois nenhum outro acontecimento, envolvendo vidas humanas é tão significativo como esse.

Portanto, ao casal diamantado, só me resta dizer "parabéns!", desejando que a paz que emana de seus corações, contagie as demais gerações, a fim de que elas possam seguir esse belo exemplo de união que eles nos deixam como legado indispensável à prática do amor na vida a dois.




































Parabéns...

* * * * * * * * * * * * * * * * *


quinta-feira, 5 de junho de 2014

ASSERCO: Laudo Ergonômico NR 17


Laudo Ergonômico

O que é ?
O Laudo ou Análise ergonômica é um documento que mostra os riscos ERGONÔMICOS do objeto, do posto ou do profissional.

O Laudo Ergonômico é obrigatório a todas às empresas que possuem empregados, cujas atividades ou operações os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em esforços de levantamento, transporte e descarga individual de materiais, ou outros que exigem postura forçada e ainda, esforços repetitivos.

Objetivo do Laudo Ergonômico:
O laudo ergonômico tem por objetivo analisar as condições de trabalho dos setores administrativos e produtivos da empresa, ou mesmo de um estabelecimento particular como uma residência, sob os aspectos da Ergonomia e das condições Ambientais, visando fornecer subsídios para a empresa, ou para o solicitante, para implementar mudanças em sua organização e método de trabalho, no sentido de diminuir os riscos da ocorrência de acidentes e moléstias do trabalho.



 O laudo ou análise ergonômica identifica os riscos ergonômicos, bem como recomenda as intervenções e ou adaptações necessárias, seja no ambiente de trabalho, mobiliário, máquinas, equipamentos e ferramentas, ou nos processos de trabalho, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, além de preservar a saúde do trabalhador e em especial as prevenir o acometimento das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Ósteosmusculares Relacionados ao Trabalho).

Hoje, muitas pessoas buscam a melhoria da sua qualidade de vida melhorando suas condições de vida e, uma dessas condições, é a melhoria de seus cuidados pessoais com sua coluna e seu complexo músculo- esquelético.


Os Riscos dos ambientes de trabalho são avaliados de forma qualitativa, procedendo-se em seguida, o enquadramento de acordo com os dispositivos legais.




O Laudo Ergonômico deve ser realizado  por equipe de especialistas em estudos ergonômicos e riscos ambientais à saúde, produzindo  material descrito das operações, dos ambientes, dos equipamentos utilizados, que permitiu elaborar considerações e recomendações a respeito dos métodos e da organização do trabalho com relação às atividades inerentes à administração.

A Validade do Laudo Ergonômico a exemplo do PPRA conforme subitem 9.2.1.1. da NR-09, deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do Laudo Ergonômico para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades. Evidentemente, se houverem modificações no posto, no trabalho ou no usuário, o laudo deve ser refeito

Tempo que deve ser guardado o Laudo ergonômico - A exemplo do PPRA, os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 (vinte) anos.

Obrigatoriedade das empresas possuírem o Laudo Ergonômico -
A Norma Regulamentadora – NR-17 – Ergonomia (Lei nº 6514/77 – Portaria nº 3751/90) estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todas as empresas que admitam empregados que estejam expostos a riscos ergonômicos.

COMO ELABORAR UM LAUDO ERGONÔMICO CONSCIENTE:

Como é de se imaginar, o Laudo Ergonômico de uma estação de Trabalho  deve ser direcionado a análise global do posto de trabalho, sempre levando em consideração o psico - biofísico do seu operador.

O Laudo Ergonômico deve ser elaborado por posto de Trabalho individual,  levando em consideração. também, a empresa como um todo.


Conforme a NR 17, o objetivo do Laudo Ergonômico é estabelecer parâmetros para a adaptação das condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores.





Temos, basicamente, 3 tipos de Laudos Ergonômicos:

1 - Laudo Ergonômico do Objeto

2- Laudo Ergonômico do Posto de Trabalho - AET

3- Laudo Ergonômico Funcional

O Laudo Ergonômico que denominamos Consciente, deve ser realizado com estudos visando os 3 tipos de laudos acima mencionados para que se tenha uma real Avaliação Ergonômica do Posto - que pode ser de trabalho ou um simples local de lazer onde assistimos uma TV ou a dona de casa realiza  seus trabalhos domésticos.

A Norma Regulamentadora – NR-17 – Ergonomia (Lei nº 6514/77 – Portaria nº 3751/90) estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todas as empresas que admitam empregados que estejam expostos a riscos ergonômicos.

COMO ELABORAR UM LAUDO ERGONÔMICO CONSCIENTE:

Como é de se imaginar, o Laudo Ergonômico de uma estação de Trabalho  deve ser direcionado a análise global do posto de trabalho, sempre levando em consideração o psico - biofísico do seu operador.

O Laudo Ergonômico deve ser elaborado por posto de Trabalho individual,  levando em consideração. também, a empresa como um todo.

Conforme a NR 17, o objetivo do Laudo Ergonômico é estabelecer parâmetros para a adaptação das condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores.


quarta-feira, 4 de junho de 2014

ASSERCO - Curso de CIPA - Nr 5


CURSO DE CIPA - TREINAMENTO Nr 5
JULHO 2014            Segurança do Trabalho

Objetivo:
Capacitar membros da CIPA para desenvolverem ações de prevenção a acidentes de trabalho na empresa, em atendimento à NR-5 Portaria nº 08/99 do Ministério do Trabalho e Emprego.
(Carga horária: 20 horas)

Inscrição: grupoasserco@hotmail.com
Vagas Limitadas para turmas de julho de 2014.
Reserve sua vaga !



Atuação no mercado de trabalho:

O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:

- Identificar os riscos do processo de trabalho, com base nas normas de segurança e saúde no trabalho e os princípios de prevenção de acidentes, a fim de propor medidas preventivas e/ou corretivas.

- Classificar os agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos que possam gerar danos ao mais completo estado de saúde dos trabalhadores, baseado na legislação vigente, com vistas a propor medidas preventivas e/ou corretivas.

- Elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, e o plano de trabalho, com assessoria do SESMT, onde houver, utilizando-se da legislação vigente, disponibilizando as informações do mapa de riscos e as medidas de prevenção aos trabalhadores.

- Garantir a adoção de medidas necessárias na prevenção de acidentes, bem como o cumprimento das normas vigentes, por meio da participação nas reuniões da CIPA, do processo eleitoral da nova CIPA e de ações desenvolvidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT.

- Investigar e analisar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador, as causas e as circunstâncias dos acidentes de trabalho, considerando as normas vigentes, a fim de propor medidas corretivas aos problemas identificados.

- Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, de acordo com levantamento de necessidades realizado na empresa, a fim de sensibilizar, esclarecer e comunicar aos trabalhadores os riscos e medidas preventivas possíveis em seu ambiente de trabalho.

- Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho, utilizando-se dos conhecimentos de riscos de acidentes, visando à identificação de situações que possam provocar acidentes.

- Colaborar, junto ao SESMT, onde houver, ou com o empregador, no desenvolvimento e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, como também de outros programas relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho.


Pré-requisitos:
Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade mínima: ensino fundamental I.

Público-alvo:
Trabalhadores eleitos, indicados ou designados para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes nas Empresas – CIPA, Interessados em geral, alunos e professores de diversos ramos de atividades.


Certificação de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Inscrição: grupoasserco@hotmail.com
Vagas Limitadas para turmas de julho de 2014.

Reserve sua vaga !

grupoasserco@hotmail.com
(12) 9 8134-3821
(12) 9 9120-1030

sexta-feira, 28 de março de 2014

Danos morais - Exigir Antecedentes Criminais.




A empresa (AEC...) terá que pagar indenização de R$ 5 mil a um trabalhador por exigir certidão negativa de antecedentes criminais em entrevista de emprego para o cargo de operador de telemarketing. A decisão é da 3ª turma do TST.

O candidato à vaga alegou que a exigência de certidão negativa de antecedentes criminais na entrevista feriu a sua dignidade e sua honra pessoal. A turma, por unanimidade, deu razão ao autor da ação.

De acordo com a jurisprudência do Tribunal, o amplo acesso a informações públicas oficiais é justificado nos casos em que elas sejam imprescindíveis para o regular e seguro exercício da atividade profissional, tal como ocorre com o trabalho de vigilância armada.

"Não se mostrando imprescindíveis e essenciais semelhantes informações, prevalecem os princípios constitucionais da proteção à privacidade e da não discriminação", afirmou o ministro Maurício Godinho Delgado, relator do processo.

O colegiado concluiu que a apresentação de documento sobre antecedentes criminais ultrapassa os limites de atuação válida do poder diretivo do empregador, atingindo a liberdade do trabalhador de ter sua inocência presumida, causando-lhe dano moral.

Processo relacionado: RR - 102100-56.2012.5.13.0024
http://aplicacao5.tst.jus.br/consultaProcessual/resumoForm.do?consulta=1&numeroInt=131670&anoInt=2013


Veja a íntegra da decisão.
http://www.migalhas.com.br/arquivos/2014/3/art20140328-03.pdf


fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17%2cMI198086%2c51045-Empresa+e+condenada+por+exigir+antecedentes+criminais+de+candidato+a

* * * * * * * * * * * * * * * *

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Grupo ASSERCO- Segurança, Saúde e Meio Ambiente


Mais uma Conquista !!


A demanda por bons profissionais em qualquer setor de uma organização é um fator intrínseco para que a empresa chegue ao sucesso, por isso a ASSERCO Segurança do Trabalho realizou a integração das áreas de Segurança e Saúde do Trabalho com a área de Gestão Ambiental, formando assim o GRUPO ASSERCO.

O GRUPO ASSERCO é uma empresa de Consultoria em gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional e atua em diversos segmentos empresariais.

» NOSSA MISSÃO

Promover a melhoria das condições do ambiente e do exercício do trabalho diminuindo e/ou eliminando os custos sociais com os acidentes de trabalho;

Valorizar a auto-estima e qualidade de vida dos trabalhadores e minimizar os impactos ao meio ambiente.

» NOSSA VISÃO

Ser uma empresa de referência nacional em nossa área de atuação, com foco em uma gestão assertiva e de qualidade para os clientes.

» NOSSOS VALORES

Ética e transparência nas negociações;
Honestidade;
Confiabilidade;
Respeito mútuo;
Agilidade nas ações. Prover as ferramentas necessárias para a melhoria do desempenho das organizações e a satisfação de seus clientes internos e externos;

» NOSSOS SERVIÇOS

Assessoria e Consultoria em Segurança no Trabalho
Atividades relacionadas com diagnóstico, orientação e assessoria técnica, voltadas à implantação, otimização e melhoria de processos e produtos e realizadas na área de segurança no trabalho.

Assessoria e Consultoria em Meio Ambiente
Atividades que abrangem trabalhos de diagnóstico, orientação e solução de problemas na área do saneamento e do meio ambiente, tais como: apoio na utilização racional de recursos naturais e no uso de “tecnologias de produção mais limpa”, tratamento de efluentes, implantação de sistemas de gestão ambiental e soluções no que tange ao passivo ambiental.

Assessoria Técnica e Tecnológica
Atividades voltadas para a implementação de solução de problemas em empresas e instituições, visando à melhoria de sua qualidade e produtividade. Abrangem trabalhos de diagnóstico, recomendações e soluções de problemas no campo da gestão, da produção de bens e da execução de serviços.

Assessoria e Consultoria em Gestão Empresarial
Conjunto de atividades relacionadas com diagnóstico, orientação e solução de problemas de gestão (exemplo: programa de qualificação de fornecedores, assessoria em implantação de sistemas de gestão pela qualidade total, assessoria em gestão de pessoas, assessoria em gestão estratégica e assessoria em gestão da logística).

Assessoria e Consultoria em Processo Produtivo
Atividades que abrangem trabalhos de diagnóstico, orientação e assessoria técnica, voltadas à implantação, otimização e melhoria de processos e produtos e realizadas, em geral, de forma personalizada (customizada).


Entre em contato, 
Agende uma visita com nossos consultores, 
Orçamento gratuito !

(12) 9 9120-1030         (12) 9 8134-3821
grupoasserco@hotmail.com


* * * * * * * * * *


domingo, 5 de janeiro de 2014

Lixo Eletrônico, Ajude, Participe !




Responsabilidade Ambiental

 É um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.


Com o crescimento do mercado de eletrônicos e a constante oferta de “novidades”, que torna os aparelhos rapidamente obsoletos, aumenta a preocupação de governantes e ambientalistas com o gerenciamento de resíduos, causados pelo descarte incorreto desses equipamentos.

 Hoje, no mundo, são produzidos aproximadamente 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico que, em sua maioria, são descartados juntamente com o lixo comum, sem a preocupação com os impactos que alguns de seus componentes – que contêm vários metais pesados, agressivos a saúde e o meio ambiente, podem gerar.




O descuido que custa caro:

Embora a tecnologia seja útil e tenha proporcionado conforto, os principais componentes internos dos aparelhos eletrônicos contêm materiais que podem contaminar o ambiente – tanto solo, quanto ar e água. A má gestão desses resíduos pode causar sérios danos à saúde – como câncer, problemas pulmonares e dermatite. Os animais também são afetados com a contaminação e as consequências desse processo podem ser passadas de geração para geração.

Componentes químicos e suas reações na saúde humana.


Outra saída encontrada para suprir essa demanda ambiental é a aplicação da política dos Quatro R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reeducar). 

O plano incita os usuários a reduzir seu consumo e repassar aparelhos que estejam em pleno funcionamento, e que serão descartados, para pessoas que possam reutilizá-los. 

A reutilização de peças em boas condições para montagem de outros equipamentos, e a reeducação do público para o correto destino dos materiais, também são itens que caracterizam a PNRS - Programa Nacional de Residuos Sólidos.

O Grupo ASSERCO- Meio Ambiente faz parcerias com empresas da região com campanhas de educação para a correta destinação do e-lixo e desenvolve trabalhos de sensibilização em escolas, para informar alunos e professores sobre a importância de separar e dar o correto destino aos diferentes tipos de materiais. 

Além disso, trabalha com a implantação de pontos de entrega voluntária, oportunizando um fácil acesso das pessoas ao serviço de recolhimento dos resíduos. 

O Grupo ASSERCO- Meio Ambiente, executa a gestão do lixo eletrônico, que passa pelos processos de recolhimento, descaracterização, ordenação interna e posterior envio a usina ou empresas específicas.



O Grupo ASSERCO- Meio Ambiente, faz a Coleta de Lixo Eletrônico é uma forma de contribuir com a sociedade para uma consciência do modo correto de descartar o lixo eletrônico, recolher o resíduo de material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos e dar o fim devido e ecologicamente correto.

Seja consciente divulgue essa ideia !

Divulgar na comunidade, na sua empresas, na escolas, no condomínios, na entidades de classe, na associações, etc

O Grupo ASSERCO- Meio Ambiente apoia esta idéia Coleta de Lixo Eletrônico em pontos estratégicos, você pode proporciona palestras e debates sobre a  importância da reciclagem, alerte sobre os riscos e danos causados pelo descarte incorreto do lixo eletrônico, voce estará fazendo o bem a sua comunidade e ao meio ambiente, criando meios de dar um destino correto para estes resíduos, estimulando a prática da educação ambiental.



Ligue para agendar a retirada do seu Lixo Eletrônico !!

São José dos Campos e Região !

* * * * * * * * * * * * * * * * *