sábado, 31 de março de 2012

São José dos Micuins - O Lançamento !



 O Lançamento do Livro - São José dos Micuins
 Foi ontem, na Camara Municipal de São josé dos Campos!
Começou as 20:00, com a presença parentes e muitos amigos do Autor Vitor Chuster!


Foi um grande sucesso o Lançamento do Livro São José dos Micuins !

Na solenidade, a mesa foi composta por integrantes de grande influência e conhecimento, na cultura de São José dos Campos


Vitor Chuster, o vereador Fernando Petiti, vice prefeito Dr. Luiz Antonio, o presidente da FCCR - Fundação Cultural Cassiano Ricardo o Sr. Mario Domingues de Moraes, a Srª Fátima Manfredini!

Parabenizo a todos, pelas palavras e tambem pelo grande conhecimento sobre a história da nossa cidade, pela brilhante iniciativa de publicar parte da nossa história, época sanatorial, atraves do Livro " São José dos Micuins!


No Hall da Camara Municipal de São José dos Campos, aconteceu a recepção dos convidados, e após a solenidade de Lançamento do Livro, O autor Vitor Chuster, autografou os livros de todos que ali compareceram!


Um grande número de de amigos convidados, vieram prestigiar o evento e garantir o exemplar do Livro "São José dos Micuins"


A fila estava imensa, isso comprova o carinho dos amigos pelo autor, a qualidade do conteúdo que retara o livro,  e também adquirir o almanaque, que conta toda a História da Fase Sanatorial, que São José teve no início do seu desenvolvimento.


Com grande satisfação, uma foto com o autor Vitor Chuster!

Fase sanatorial:

Depois de ocupar posição periférica no período áureo do café no Vale do Paraíba, São José dos Campos ganhou destaque nacional na chamada fase sanatorial, quando inúmeros doentes procuravam o clima da cidade em busca de cura para a tuberculose. Gradativamente já estava sendo criada uma estrutura de atendimento, com pensões e repúblicas.

Em 1924 foi inaugurado o Sanatório Vicentina Aranha, o maior do país. Somente em 1935, com os investimentos do governo de Getúlio Vargas e a transformação do município em estância climatérica e hidromineral, o município pôde investir em infraestrutura, principalmente na área de saneamento básico, que no futuro viria a ser um trunfo a mais para a atração de investimentos destinados ao desenvolvimento industrial.

Entre 1935 a 1958, a cidade foi administrada por prefeitos sanitaristas, nomeados pelo governo estadual. A autonomia para eleger o prefeito foi perdida em 1967, durante o regime militar, e reconquistada em 1978.



Foto aérea , atual, na nossa São José dos Campos, região central da cidade

 "Sanatório Vicentina Aranha"

Com área total de 84.500 m², 11.080,83 m² de área construída, o sanatório foi inaugurado em 27 de abril de 1924, com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo e obras executadas sob a supervisão do engenheiro Augusto de Toledo. Após a desativação dos tratamentos a tuberculosos, o espaço abrigou até 2003 um hospital geriátrico, com atividades encerradas em 2004.


Pela importância histórica o local é protegido como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural), CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) e está em processo de tombamento pelo IPHAM (Instituto do Patrimônio Histórico e Ambiental).

Abaixo tem uma foto aérea do local com as marcações de ponto de encontro e principais edifícios.



1 – Entrada principal
2 – Local do segundo ponto de desenho, em frente ao prédio principal.
3 – Prédio principal, onde funcionava o sanatório.
4 – Local de encontro e primeiro ponto de desenho, de frente à Capela.
5 – Capela do Sagrado Coração de Jesus.




Tudo isso contado com riquezas de detalhes, um profundo e minucioso estudo, para ser relatado no Livro "São José dos Micuinis".

Adquira você tambem o seu exemplar, meu amigo leitor !

Conheça a maravilhosa história da nossa cidade, tenha um exemplar na sua biblioteca.

Informações?    Contate-me

Quer adquirir seu (s) exemplares? Contate-me


Obrigado !

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS



* * * * * * * * * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu cometário: