domingo, 5 de janeiro de 2014

Lixo Eletrônico, Ajude, Participe !




Responsabilidade Ambiental

 É um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.


Com o crescimento do mercado de eletrônicos e a constante oferta de “novidades”, que torna os aparelhos rapidamente obsoletos, aumenta a preocupação de governantes e ambientalistas com o gerenciamento de resíduos, causados pelo descarte incorreto desses equipamentos.

 Hoje, no mundo, são produzidos aproximadamente 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico que, em sua maioria, são descartados juntamente com o lixo comum, sem a preocupação com os impactos que alguns de seus componentes – que contêm vários metais pesados, agressivos a saúde e o meio ambiente, podem gerar.




O descuido que custa caro:

Embora a tecnologia seja útil e tenha proporcionado conforto, os principais componentes internos dos aparelhos eletrônicos contêm materiais que podem contaminar o ambiente – tanto solo, quanto ar e água. A má gestão desses resíduos pode causar sérios danos à saúde – como câncer, problemas pulmonares e dermatite. Os animais também são afetados com a contaminação e as consequências desse processo podem ser passadas de geração para geração.

Componentes químicos e suas reações na saúde humana.


Outra saída encontrada para suprir essa demanda ambiental é a aplicação da política dos Quatro R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reeducar). 

O plano incita os usuários a reduzir seu consumo e repassar aparelhos que estejam em pleno funcionamento, e que serão descartados, para pessoas que possam reutilizá-los. 

A reutilização de peças em boas condições para montagem de outros equipamentos, e a reeducação do público para o correto destino dos materiais, também são itens que caracterizam a PNRS - Programa Nacional de Residuos Sólidos.

O Grupo ASSERCO- Meio Ambiente faz parcerias com empresas da região com campanhas de educação para a correta destinação do e-lixo e desenvolve trabalhos de sensibilização em escolas, para informar alunos e professores sobre a importância de separar e dar o correto destino aos diferentes tipos de materiais. 

Além disso, trabalha com a implantação de pontos de entrega voluntária, oportunizando um fácil acesso das pessoas ao serviço de recolhimento dos resíduos. 

O Grupo ASSERCO- Meio Ambiente, executa a gestão do lixo eletrônico, que passa pelos processos de recolhimento, descaracterização, ordenação interna e posterior envio a usina ou empresas específicas.



O Grupo ASSERCO- Meio Ambiente, faz a Coleta de Lixo Eletrônico é uma forma de contribuir com a sociedade para uma consciência do modo correto de descartar o lixo eletrônico, recolher o resíduo de material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos e dar o fim devido e ecologicamente correto.

Seja consciente divulgue essa ideia !

Divulgar na comunidade, na sua empresas, na escolas, no condomínios, na entidades de classe, na associações, etc

O Grupo ASSERCO- Meio Ambiente apoia esta idéia Coleta de Lixo Eletrônico em pontos estratégicos, você pode proporciona palestras e debates sobre a  importância da reciclagem, alerte sobre os riscos e danos causados pelo descarte incorreto do lixo eletrônico, voce estará fazendo o bem a sua comunidade e ao meio ambiente, criando meios de dar um destino correto para estes resíduos, estimulando a prática da educação ambiental.



Ligue para agendar a retirada do seu Lixo Eletrônico !!

São José dos Campos e Região !

* * * * * * * * * * * * * * * * *













sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Lixo Eletrônico



1) Pesquise:
É importante descobrir se o fabricante tem preocupações com o ambiente e se recolherá as peças usadas para reciclagem, depois que o aparelho perder sua utilidade. Esta lista do Greenpeace classifica as companhias, de acordo com iniciativas ligadas ao ambiente.

2) Prolongue
Você não precisa trocar de celular todos os anos ou comprar um computador com essa mesma freqüência. Quanto mais eletrônicos adquirir, maior será a quantidade de lixo eletrônico. Por isso, cuide bem de seus produtos e aprenda a evitar os constantes apelos de troca.

3) Doe:
Caso seja realmente necessário comprar um novo eletrônico quando o seu ainda estiver funcionando, doe para alguém que vá usá-lo. Dessa forma, ainda é possível prolongar a vida útil do aparelho e a pessoa que recebê-lo não precisará comprar um novo.

4) Recicle
Os grandes fabricantes de eletrônicos oferecem programas de reciclagem. Antes de jogar aquele monitor estragado no lixo, entre em contato com a empresa (via internet ou central de atendimento telefônico) e pergunte onde as peças são coletadas. Muitas assistências também coletam esse material.

5) Substitua:
Procure sempre fazer mais com menos. Produtos que agregam várias funções, como uma multifuncional, consomem menos energia do que cada aparelho usado separadamente. Também vale minimizar o uso de recursos ligados ao ambiente: para que imprimir, se dá para ler na tela?

6) Informe-se:
O usuário de tecnologia deve ser adepto ao consumo responsável, sabendo as conseqüências que seus bens causam ao ambiente. Por isso, é importante estar atento ao assunto - somente assim será possível eliminar hábitos ruins e tomar atitudes que minimizem o impacto do lixo eletrônico.

7) Opte pelo original:
As empresas que falsificam produtos não seguem políticas de preservação do ambiente ou se responsabilizam pelas peças comercializadas, depois que sua vida útil chega ao fim. Por isso, é sempre importante comprar eletrônicos originais.

8) Pague:
Os produtos dos fabricantes que oferecem programas de preservação ambiental podem ser mais caros -- isso porque parte dos gastos com essas iniciativas pode ser repassada para o consumidor. A diferença de preço não chega a níveis absurdos e por isso, vale a pena optar pela alternativa “verde”.

9) Economize energia:
Na hora de comprar um eletrônico, opte pelo produto que consome menos energia. Além disso, o consumidor consciente deve usar fontes de energia limpa (como a solar) sempre que possível.

10) Mobilize:

É importante passar informações sobre lixo eletrônico para frente, pois muitos usuários de tecnologia não se dão conta do tamanho do problema. Divulgue, mas evite aqueles discursos inflados e catastróficos dos “ecochatos”, que não são nada populares.


* * * * * *