segunda-feira, 30 de maio de 2011

E para comemorar: "Batatas recheadas !" (de novo!!)

Ontem foi dia de Batatas recheadas novamente!
Uma comemoração de 28 anos de casados, Rosângela e Izolino.
Fizemos uma pequena reunião de amigos e familiares para comemorar o fato !

No preparo, antes das deliciosas batatas irem ao forno!!

Enquanto o forno assa, uma churaqueira em brasa,
Com uma deliciosa costela, como segunda opção!!
E viva o gaúcho churrasqueiro!

Ufa ! Ate que enfim, sai a primeira remessa!!

Com um saboroso toque, a Ana Prepara um delicioso arroz!
 Aprovado por unanimidade!


...Tia Rô e Tio Lino...
Parabéns !!
(o Tio Lino não compareceu...está com tornozelo fraturado!!)
Mas muito bem representado!! Felicidades!


Até a proxima!
Gostou?
 Então comenta!!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Dia de pedalar ! Sábado em São José...

Olá amigos e fiéis leitores, como esta sendo rotina não ficar aos teclados nos finais de semana, gostaria de publicar algumas atividades interessantes que aconteceu!

Ao sabado de manhã, uma pedalada para energizar o final de semana, uma passeio que começou as 08:30 horas e finalizou por volta da hora do almoço.

Os videos foram postados em 3 partes, pelo motivo do tamanho do arquivo (seu tamanho ficou grande, e não pode carregar o file todo), por isso houve a necessidade de publicar desta forma!

Nosso Roteiro: Saída Jardim Tópázio sentido Urbanova.

Passamos pela região central da cidade, e fomos pela avenida Borba Gato (parte de baixo da antiga avenida do por do sol..) e seguimos ate a Univap - Universidade do Vale do Paraíba. acompanhe nesta primeira parte!



Nosso passei foi animado, tem que ser assim bem descontraido, para ser emocionante, com brincadeiras e aventuras, continue assistindo esta parte do passeio onde ja estamos dentro do complexo universitário Univap - centro de psicultura. Um lugar muito interessante, gostoso e seguro para se pedalar.

Neste trecho de vídeo estamos retornando do passeio matinal, foi muito bom, agendamos um novo passeio neste proximo sábado, as 08:30 horas, para um novo local, uma nova aventura e uma nova emoção!
Planejamos pedalar de São José dos Campos a Monteiro Lobato ( ida e volta), claro que pra voltar vai ser depois de um delicioso almoço a moda mineira!

Gostou??


Então continue acompanhando atualizações diárias!


Obrigado e um GRANDE Abraço aos amigos e fieis leitores!


Até a Próxima!


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Asserco: Segurança do Trabalho : É Fogo !


O fogo é um elemento extremamente importante para a humanidade. Através dele temos a possibilidade de cozinhar nossos alimentos, fundir metais para a fabricação de utensílios e máquinas, possibilitando o crescimento de uma nação.

Mas, quando o fogo foge do controle humano, este, pode destruir tudo o que esta em seu redor, promovendo prejuízos financeiros e principalmente a perda de vidas.

Ao longo da história várias catástrofes envolvendo os incêndios ocorreram na humanidade. O ser humano tem procurado prevenir tal evento e no seu surgimento a criação de equipamentos e materiais que servem de prevenção e combate ao fogo.

Um desses equipamentos é o extintor de incêndio. Mas, antes de falarmos sobre os extintores, precisamos entender como o fogo surge, sua propagação e seu combate.

O fogo é uma reação química, na qual os materiais combustíveis, o comburente (oxigênio) e o calor se interagem proporcionando a reação em cadeia, produzindo luz e calor. Quando retirado um desses elementos o fogo será extinto.

ELEMENTOS DO FOGO (TETRAEDRO DO FOGO)




Combustíveis – É tudo que é suscetível de queimar. Podem ser divididos em três classes: sólido (madeira, papel, tecido, etc.), líquido (gasolina, álcool, tintas, etc.) e gasoso (acetileno, butano, GLP, etc.).

Comburente (oxigênio) – O oxigênio dá a vida à combustão. Existe na atmosfera cerca de 21% de oxigênio, para que a combustão (fogo) se mantenha são necessárias 16%, ou seja, abaixo dessa porcentagem a queima se torna mais lenta e de 08% para baixo não haverá mais combustão.

Calor – O calor serve para dar início, manter e incentivar a propagação do fogo. Encontramos o calor através de curtos-circuitos, atritos, cigarros e fósforos acessos, sol e etc.

Reação em cadeia - Os combustíveis, após iniciarem a combustão, geram mais calor. Esse calor provocará o desprendimento de mais gases ou vapores combustíveis, desenvolvendo uma transformação em cadeia ou reação em cadeia, que, em resumo, é o produto de uma transformação gerando outra transformação.

PROPAGAÇÃO DO FOGO


Radiação: Transmissão do calor por meio de ondas e raios. Exemplo: Sol.

Condução: Transmissão do calor de molécula para molécula. Exemplo: Aço.

Convecção: Formação de correntes de ar ascendentes (quentes) e descendentes (frias). Os gases mais quentes tendem a subir empurrando a massa mais fria para baixo.

MÉTODOS DE EXTINÇÃO

Sabemos que ao eliminar um dos elementos essenciais (combustível, calor e oxigênio) o fogo não se manterá, portanto, é necessário sabermos quais são os métodos de eliminação do fogo. São os seguintes:

Resfriamento: consiste em retirar o calor do material. O agente mais comum é a Água.

Abafamento: consiste na retirada do oxigênio. Os agentes mais comuns são o Pó Químico e o Gás Carbônico.

Retirada do Combustível: consiste em retirar o material que esta queimando e isolá-lo para então eliminar o fogo.

CLASSES DE INCÊNDIO

Classe A: fogo que ocorre em materiais que deixam resíduos, como por exemplo: madeira, papel, tecido, etc. Queimam em superfície e profundidade.
Extintor: Extintor de água pressurizada, isto é gás e a água encontra-se num só recipiente. Extintor que age no método de resfriamento, na classe A de incêndio.
  
Classe B: fogo que ocorre em líquidos inflamáveis, por exemplo: gasolina, álcool, tintas, etc. Queima em superfície e não deixa resíduo.
Extintor: Pó químico utilizado é o bicarbonato de sódio. Seu método de extinção se dá por abafamento nos princípio de incêndio classe B e C.

Classe C: fogo que ocorre em equipamentos elétricos energizados, tais como: máquinas, motores, etc.
Extintor: Pó químico utilizado é o bicarbonato de sódio. Seu método de extinção se dá por abafamento nos princípio de incêndio classe B e C. Também o extintor de gás carbonico, conhecido como dióxido de carbônico, o CO2 é um gás inerte, mal condutor de eletricidade e, por isso, indicado nos princípios de incêndio preferencialmente na classe C, mas também age na classe B, uma vez que sua forma de extinção se dá por meio de Abafamento.

Classe D: fogo que ocorre em materiais metais pirofóricos, tais como: magnésio, alumínio em pó, zinco, etc.

EXTINTORES DE INCÊNDIO


Em todos os extintores existem os rótulos que identificam cada um e para qual tipo de princípio devem ser utilizados. Além disso, os extintores devem ser recarregados anualmente e a cada cinco anos passam por teste hidrostático cujo objetivo é verificar a resistência do cilindro.


Outra informação bastante importante é que todo material de prevenção e combate a incêndio (extintores, hidrantes, acionadores manuais, portas corta, etc.) devem permanecer desobstruídos.

 
Todo extintor deve ser utilizado no princípio do fogo. Nos casos em que o fogo foge do controle humano se faz necessário o combate por meio de hidrantes.


OS HIDRANTES
 
Os Hidrantes de Coluna, padrão ABNT EB 669, são utilizados para fins urbanos e industriais, no abastecimento de água para combate a incêndio.
 
Os hidrantes de coluna convencionais completos são fabricados em ferro fundido e montados conforme mostrado na figura abaixo. A conexão à rede de distribuição é feita com curva dissimétrica ou curva 90o com pé, interligada a coluna por um toco de tubo com flanges cujo comprimento dependerá da profundidade em que se encontrar a tubulação da rede, um registro com flanges, e uma extremidades bolsa/flange, dependendo do tipo de tubulação distribuidora.
 
 
 

O registro de gaveta fica instalado abaixo do nível do passeio público, abrigado em uma caixa de concreto subterrânea com tampão de passeio em ferro fundido. Essa caixa deverá ser inspecionada periodicamente para não acumular detritos os mais diversos, que possam retardar ou mesmo impedir a utilização rápida dos hidrantes. E a rapidez é fundamental para a eficiente utilização deste equipamento.


O hidrante subterrâneo fica por baixo dos passeios. É provido de cabeçote para ser manobrado por uma chave. Tem a vantagem de não oferecer problema para o pedestre nem de ser danificado por veículos.


O sprinkler

É o único sistema que inicia o combate sem a necessidade da ação humana; qualquer outro meio, como extintores e mangueiras, obviamente pressupõe a ação de pessoas. Normalmente é aí que se encontra o problema do combate, pois como o fogo provoca altas temperaturas em pouquíssimo tempo, e a fumaça escurece o ambiente e tira o oxigênio, é particulamente complicado enfrentar o incêndio.

O sprinkler é um pequeno chuveiro, fechado por um elemento sensível, chamado bulbo, à temperatura, instalado numa rede de tubulação hidráulica, que deve estar constantemente pressurizada. Como os bicos estão fechados pelo elemento sensível, não há problemas de vazamento.

Quando a temperatura ambiente começa a aumentar pela ação do fogo, o bulbo abre o sprinkler. Para melhor controlar essa abertura, foram definidas algumas temperaturas de acionamento. No mundo inteiro se fabricam sprinklers com bulbos que se abrem às temperaturas de 68, 79 , 93 e 141º C. Existem algumas outras variações, mas estas são as temperaturas mais comuns. A maior parte dos sprinklers disponíveis no mercado brasileiro se abre a 68º C.


Tabela de temperaturas
68ºC - Bulbo vermelho
79ºC - Bulbo amarelo
93ºC - Bulbo verde
141ºC - Bulbo azul


Começando um incêndio, a temperatura vai se elevando. Ao chegar à temperatura de acionamento do bulbo, ele se rompe, liberando a passagem da água, que cai circularmente, cobrindo uma área de 16 m2. Caso o incêndio já se encontre numa área maior, outros sprinklers se abrirão; e é muito comum que dois ou três sejam suficientes para dar conta do recado. Os sprinklers abrem-se individualmente, e por isso não há risco de que o fogo em um cômodo provoque uma chuva dentro de outro que não tem nada a ver.

PLANO DE EMERGÊNCIA - Evacuação de Área

O condomínio de todo edifício comercial ou residencial deve ter um plano de emergência para abandono do prédio em caso de incêndio.

Converse com o condomínio e com os seus colegas ou vizinhos sobre a elaboração do plano de emergência. Reúna os que estiverem interessados, e mãos à obra.

Peça orientação do Corpo de Bombeiros para elaborar o plano e estabelecer as tarefas de cada um numa situação de incêndio.Um plano de emergência deve conter:

  • Procedimentos do supervisor;
  • Procedimentos da brigada de incêndio;
  • Procedimentos da brigada de incêndio;
  • Planta do edifício;
  • Localização do equipamento de combate a incêndio;
  • Localização das vias de fuga;
  • Ponto de reunião fora do edifício.

Se um incêndio ocorrer no seu escritório ou apartamento, saia imediatamente. Muitas pessoas morrem por não acreditarem que um incêndio pode se alastrar com rapidez.

Se você ficar preso no meio do fumo, respire pelo nariz, em rápidas inalações. Se possível, molhe um lenço e utilize-o como máscara improvisada. Procure rastejar para a saída, pois o ar é sempre melhor junto ao chão.

Use as escadas – nunca o elevador. Um incêndio razoável pode determinar o corte de energia para os elevadores. Feche todas as portas que ficarem atrás de você, assim retardará a propagação do fogo.

Se você ficar preso numa  sala cheia de fumo, fique junto ao chão, onde o ar é sempre melhor. Se possível, fique perto de uma janela, de onde poderá chamar por socorro.


Toque a porta com sua mão. Se estiver quente, não abra. Se estiver fria, faça este teste: abra vagarosamente e fique atrás da porta. Se sentir calor ou pressão vindo através da abertura, mantenha-a fechada.

Se você não puder sair, mantenha-se atrás de uma porta fechada. Qualquer porta serve como couraça. Procure um lugar perto de janelas, e abra-as em cima e em baixo. Calor e fumo devem sair por cima. Você poderá respirar pela abertura inferior.

Procure conhecer o equipamento de combate ao incêndio para utilizá-lo com eficiência em caso de emergência.


Um prédio pode lhe dar várias opções de salvamento. Conheça-as previamente. NÃO salte do prédio. Muitas pessoas morrem sem imaginar que o socorro pode chegar em poucos minutos.


TREINAMENTO DA BRIGADA CONTRA INCÊNDIO

Pista Aberta - OUT DOOR
Para maneabilidade com mangueiras no aduchamento, lançamento e acoplagem à rede de hidrantes para exercícios de extinção ao fogo.

Galpão Simulador - IN DOOR
Para práticas de combate a incêndios com o uso correto de extintores portáteis para cada classe: A, B e C, em cenários como: Painel Elétrico Laboratório, Cozinha, Escritório e Almoxarifado. O galpão permite um treinamento individualizado.

Casa da fumaça
Um labirinto com fumaça, corredor de fogo e sonorização pré-pânico.  Ambiente este preparatório para o Abandono de Edificações e práticas com Equipamentos de Proteção Respiratória -EPR.

Abandono de Edificação
Deve ser realizado um exercício Simulado de Abandono no estabelecimento ou local de trabalho, a cada 6 meses com a participação de toda população. (Item 5.7.3 da IT 17)

Primeiros Socorros
Visa capacitar o Brigadista aos procedimentos de Suporte Básico da vida -SBV. É exigido no Currículo Básico de Formação da Brigada - IT 17, anexo B do Dec. Est.56.819/2011.

* * * * * * * * * * * *
Agradeço a Leitura!
Não esqueça de comentar sobre a matéria!!
 * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Amigos leitores, este artigo é sobre Segurança do Trabalho onde tambem executo serviços, Ministro Aulas e Palestras a respeito desta nobre matéria.

A pedidos de leitores e alunos, estarei publicando mais informações, que em breve, será postado uma video aula a respeito dos assuntos ja abordado sobre o tema!!
Mandem comentários a respeito da matéria, duvidas e sugestões!


Agradeço mais uma vez, a leitura, a participação e o acompanhamento aqui neste Blog, um grande abraço a você meus amigos leitores!

 * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

quinta-feira, 26 de maio de 2011

.::..:. Festival da Mantiqueira .:..::.



A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), pelo segundo ano consecutivo, abre espaço para a participação dos escritores de São José dos Campos, no Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura, que acontece de 27 a 29 de maio, no distrito de São Francisco Xavier.

O Espaço Cassiano Ricardo, montado pela FCCR, terá 150 metros quadrados – 50 metros quadrados a mais que no ano passado –, totalmente decorado, com pufes, poltronas, mesas, para dar um maior conforto ao público.

Além da exposição e comercialização dos trabalhos de 50 autores de São José e lançamento de livros, o Espaço Cassiano Ricardo contará com um auditório de 25 lugares para bate-papos com os escritores e uma novidade pra lá de especial: um espaço planejado para os portadores de necessidades especiais, criado em parceria com a Assessoria de Políticas para Pessoa com Deficiência, que disponibilizará livros em Braille, áudio books e exibição de filmes em libras.

O Espaço Cassiano Ricardo, que conta com o apoio da Sabes e das lojas Entro Non Entro e Santa Flora Garden, será montado na Praça Cônego Manzi, onde a maioria das atividades estará centralizada.

Música: Outra atração da FCCR, com correalização da Sociedade de Cultura e Educação Musical (Socem), é a apresentação da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, no domingo, às 10 horas, no gramado.

Ingressos: A participação nas atividades do Espaço Cassiano Ricardo é gratuita, mas há necessidade de retirada de ingressos com uma hora de antecedência no próprio espaço.

Transporte gratuito:
A Prefeitura de São José dos Campos vai disponibilizar uma linha especial de ônibus entre São José dos Campos e São Francisco Xavier. Essa linha atenderá, especificamente, com vários horários de ônibus, o público que se destina ao Festival da Mantiqueira.

Em São José, o ponto de partida dos ônibus será no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes 100, Santana) e o de chegada, na Praça da Igreja São Sebastião. Para o retorno, a operação será inversa.

Confira a Programação:

<><><><>
PROGRAMAÇÃO  DO ESPAÇO CASSIANO RICARDO
DIA 27 (SEXTA)
TEMAS / Autores
19h
Abertura
19h30
Academia Joseense de Letras e seu caminho com Edmundo Carvalho (Presidente da Academia Joseense de Letras)
20h30
‘Faça seu primeiro livro’, com Cristovão Cursino
DIA 28 (SÁBADO)
TEMAS / Autores
9h
A vida cotidiana e a literatura infantil com Edinalva Pereira
10h
Poesia e objeto com Miriam Cris
11h
Literatura Esportiva com Alberto Simões
13h30
Lançamento do livro ‘Melissa’, de Stefânia Andrade
14h30
Debate – Poesia e sentimentos com Dyrce Araújo
16h
Lançamento do livro ‘Self’, de Wilson Roberto
17h30
Show lítero-musical ‘Todas as músicas de Cassiano’, com Marcílio Sousa e Cabé
20h30
Debate – Ficção e Literatura, com Leandro Reis e Daniel Pedrosa
DIA 29 (DOMINGO)
TEMAS / AUTORES
11h
Literatura na Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), com Christina Hernandes
12h
‘Eu tenho meu sonho e os Causos do seu Zé Pedro’, com Moacyr Pinto
14h30
‘Pequenas editoras e pequenas tiragens’, com a editora Netebooks


A leitura na integra do evento: acesse o Site da FCCR - Fundação Cultural Cassiano Ricardo:


Até mais !!


 * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *








quarta-feira, 25 de maio de 2011

.::..:. Dia do desafio 2011 .:..::. Participação !

Hoje é o dia do desafio,
 aproveitei o dia livre para dedicar aos exercícios,
 foi praticamente o dia todo!

Comecei o dia pedalando alguns kilometros, um dia de sol e com muitas aventuras!

A Prefeitura Municipal de São José dos Campos, proporcionou aos seus Funcionários um dia repleto de atividades interessante e radicais.


A coleta seletiva esta por toda a parte.

A preocupação com o meio ambiente, foi um dos fatores importantes que também se destacou entre as atividades, com distribuição de mudas de árvores.

Um dos eventos radicais foi a Tirolesa, montada em frente ao prédio da Prefeitura.

E o final dessa aventura... onde é?? rs..

Mas para garantir a segurança e o bem estar de todos ali presentes, uma ambulância de prontidão !

Tentei arriscar algumas cestas no Basquete!

E muito interessante foi a descida de Rapel no prédio da Prefeitura!!
E quem se arrisca descer 7 andares, com muita adrenalina?

Com muita coragem decidi arriscar!

Não pense que estava tudo tranquilo!

Essa foi a turma que também decidiu colocar esta aventura no roteiro.

Confira minha descida!

Por um outro ângulo ...

Voltando para casa pedalando, mais alguns Kilometros!

E para finalizar o dia com chave de ouro!

A Ana, minha linda, 
que passou o dia todo me acompanhando
e participando tambem deste dia de desafio!

Um super beijo carinhoso do Namô!
Adoro você!


Obrigado a Todos,
Valeu, e até o próximo evento!



* * * * * * * * * * * * * * * * * * *